top of page

Formando Grupos de Escuta

O “grupo de escuta do Novo Testamento” é formado por pessoas que ouvem juntas todo o Novo Testamento, de Mateus à Apocalipse.  Eles ouvem e recontam um capítulo (ou mais) a cada reunião, durante encontros semanais dirigidos por um facilitador.

Os “grupos de escuta do Novo Testamento” têm 5 princípios:

 

1. Ouvir em grupo

2. Encontrar-se todas as semanas

3. Ser organizado por um facilitador

4. Recontar o conteúdo ouvido

5. Celebrar testemunhos de transformação

1) Ouvir capítulos do Novo Testamento em grupo (ou toda a Bíblia)

 

Deus nos criou com uma necessidade única um do outro.  No livro de Hebreus lemos (Hb 10.25 NTLH): “Não abandonemos, ..., o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros...

 

Deus nos fez com uma necessidade única um do outro e de viver em comunidade.  O melhor ambiente para um impacto significativo acontece em grupos.

2) Encontrar-se e ouvir capítulos do Novo Testamento todas as semanas (ou toda a Bíblia)

 

O apóstolo Paulo, sob a inspiração do Espírito Santo disse (Rm 10.17 NVT):  “Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo”.

 

Encontros semanais para ouvir a palavra de Deus em uma língua que as pessoas compreendam e/ou com a qual se identifiquem é uma ferramenta muito eficiente para uma transformação centrada no Evangelho.

3) Ser organizado por um facilitador

 

O acompanhamento está ligado ao cuidado.  O objetivo aqui é investir tempo e esforço com aqueles que abriram um grupo de escuta (talvez receberam um Proclaimer) buscando tirar dúvidas, oferecer sugestões e conselhos, contribuir com a resolução de problemas e orar com o grupo.

4) Recontar o conteúdo ouvido

 

Um elemento-chave da transformação é a interação uns com os outros.  O livro de Provérbios indica que (Pv 27.17 NTLH):  “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro”.

 

O recontar é um fator importante.  A troca de ideias e perguntas aguça e molda uns aos outros à medida que o Espírito Santo conduz as pessoas em conversas centradas no Evangelho.  O diálogo precisa cobrir todo o espectro da pessoa que se ocupa das Escrituras com sua cabeça (compreensão), seu coração (pessoa interior) e suas mãos (comportamento-estilo de vida).

5) Celebrar testemunhos de transformação

 

Nós nos esforçamos na implementação de “grupos de escuta do Novo Testamento” e, portanto, nossa ênfase está no impacto e não na distribuição.  Parte do acompanhamento consiste em coletar e relatar os testemunhos de impacto e transformação.  Histórias de impacto sobre a transformação pelo Evangelho, incluindo contrastes de antes e depois da experiência.  Os relatos falam da forma com que a escuta sistemática das Escrituras mudou uma pessoa ou uma comunidade na maneira de agir, na compreensão do mundo ao seu redor, quem eles são no âmago mais profundo de seu ser, o que eles fazem e como eles se relacionam com os outros.

 

Desejamos ouvir os testemunhos para compartilhar com a Igreja.  O testemunho pode ser transmitido por um áudio no WhatsApp, por fotos (durante o dia com bastante luz) e por vídeos (curtos de um minuto), que também são uma maneira muito eficiente de contar as histórias de transformação.

Você está no CBM2022. Entre em contato. 

Tinoco

(61) 9-9966-4046

bottom of page