• D4M ADM

Língua Desano

Conheça as Escrituras (Bíblia) disponíveis em áudio e vídeo na língua Desano. Ela é registrada com o código ISO 639-3 "des". Nela oferecemos a você o Novo Testamento em texto e áudio (em MP3 ou Aplicativo). Assista também o Evangelho de Marcos em vídeo.

A língua Desano pertence à família Tukano Oriental (TO), um sistema multilíngue que engloba pelo menos 16 línguas diferentes. Os faltantes da TO vivem em comunidades às margens do Rio Uaupés e seus afluentes, entre território brasileiro e colombiano. O número estimado do total de falantes dessa família linguística é de 28 mil, sendo que Tukano é a língua com maior número de falantes.


Desano é uma das línguas da família Tukano Oriental que é falada por populações menores. Eles autodenominam-se "Umukomasã" e vivem, em sua maioria, no Rio Tiquié e seus afluentes, Rio Papuri e seus afluentes, além de trechos do Rio Uaupés e Negro. Além disso, possuem aproximadamente 30 divisões entre chefes, mestres de cerimônia, rezadores e ajudantes, mas esse número pode variar. Sua estimativa populacional é de 1.531 pessoas.


Esse povo é especialista em certos tipos de trançados, como apás grandes (balaios com aros internos de cipó) e cumatás. E essa produção especializada constitui uma identidade grupal que também contribui para as cerimônias de troca - quando os diferentes grupos se reúnem para dançar, beber caxiri, exibir seus ornamentos de penas, recitar linhagens de seus antepassados e trocar seus produtos.


Fonte: Povos Indígenas no Brasil



Foto: Piort Jaxa, 1993.

Leia mais sobre a línguas Desano: http://prodoclin.museudoindio.gov.br/index.php/etnias/desano/lingua


Instale, download e use os aplicativos do Novo Testamento:

Aplicativo Edição Completa (AEC) - aqui - texto e áudio [off-line]

Aplicativo de Parceiros (APC) - aqui - texto [online]

Aplicativo Bible.is - aqui - texto e áudio [Internet]

Assista aqui o primeiro capítulo do livro de MARCOS na língua Desano.

Assista a todo o Evangelho Marcos em vídeo - aqui.


Conheça outras línguas no Brasil com as Escrituras em áudio - aqui.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo