top of page
  • sitefvpo

Língua Ashaninka [Ashéninka]

Atualizado: 16 de jun. de 2021

Conheça as Escrituras (Bíblia) disponíveis em áudio e vídeo na língua Ashéninka. Ela é registrada com o código ISO 639-3 "cpb". Nela oferecemos a você o Novo Testamento em texto e áudio (em MP3 ou Aplicativo). Assista também o Evangelho de Marcos em vídeo.

 

Os Ashaninka vivem em um vasto território brasileiro, em terras distintas e descontínuas, situadas na região do Alto Juruá, no estado do Acre. Mas a grande maioria vive no Peru.

Esse povo pertence à família lingüística Aruak (ou Arawak). Eles são o principal componente do conjunto dos Aruak sub-andinos, também composto pelos Matsiguenga, Nomatsiguenga e Yanesha (ou Amuesha). Apesar de existirem diferenças dialectais, os Ashaninka apresentam uma grande homogeneidade cultural e lingüística.

Ao longo da história, os Ashaninka foram identificados sob vários nomes: Ande, Anti, Chuncho, Pilcozone, Tamba, Campari. Ashenĩka é a autodenominação do povo e pode ser traduzida como 'meus parentes', 'minha gente', 'meu povo'. O termo também designa a categoria de espíritos bons que habitam “no alto” (enoki).



 

Instale, download e use os aplicativos do Novo Testamento:

Aplicativo Edição Completa (AEC) - aqui - texto e áudio [off-line]

Aplicativo de Parceiros (APC) - aqui - texto [online]

Aplicativo Bible.is - aqui - texto e áudio [Internet]

 

Assista aqui o primeiro capítulo do livro de MARCOS na língua Ashéninka.



Assista a todo o Evangelho Marcos em vídeo - aqui.

 

Conheça outras línguas no Brasil com as Escrituras em áudio - aqui.


180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page