• sitefvpo

Língua Kashinawa [Huni Kuin]

Atualizado: Jun 21

Conheça as Escrituras (Bíblia) disponíveis em áudio e vídeo na língua Kashinawa. Ela é registrada com o código ISO 639-3 "cbs". Nela oferecemos a você o Novo Testamento em texto e áudio (em MP3 ou Aplicativo). Assista também o Evangelho de Marcos em vídeo.

Da família linguística "Pano", os Kashinawa habitam a floresta tropical no leste peruano do pé dos Andes até a fronteira com o Brasil, no estado do Acre e sul do Amazonas que abarca a área do Alto Juruá, Purus e Vale do Javari.


Os Kashinawa peruanos e brasileiros foram separados no começo do século XX, quando um grupo que havia sido concentrado num seringal no rio Envira se mudou para as cabeceiras do rio Purus, no Peru, após uma rebelião contra um seringalista. Os grupos oriundos do Peru ligaram-se por casamento aos Kaxinawa brasileiros, porém observa-se até os dias de hoje diferenças no estilo de vida entre os dois grupos.


O Kene Kuin, desenho verdadeiro, é uma marca importante da identidade Kaxinawá. Os povos vizinhos (Kulina, Yaminawa, Kampa) não têm um estilo de desenho comparável ao kene kuin. Para os Kaxinawá o desenho é um elemento crucial na beleza da pessoa e das coisas.O corpo e o rosto são pintados com jenipapo por ocasião de festas, quando há visitas ou pelo simples prazer de se arrumar. Crianças muito pequenas não recebem desenho, mas são enegrecidas dos pés à cabeça com jenipapo. Meninos e meninas têm só uma parte do rosto coberto com desenho e os adultos têm o rosto todo pintado.


Fonte: Povos Indígenas no Brasil

Foto: Nietta Linderberg Monte, 1984.

Faça o download do Aplicativo do Novo Testamento - aqui.

Diosun Jesúswen taexun yuba bena yiniki


Assista aqui o primeiro capítulo do livro de MARCOS na língua Kashinawa.

Assista a todo o Evangelho Marcos em vídeo - aqui.


Conheça outras línguas no Brasil com as Escrituras em áudio - aqui.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo