top of page
  • sitefvpo

Sibiri - uma jovem mulher

Atualizado: 25 de jun. de 2021

Os proclaimers são reprodutores de áudio digital movidos a energia solar, que estão levando a palavra de Deus às comunidades orais, e vidas estão sendo transformadas conforme as pessoas ouvem as boas novas de Jesus na língua do coração.

Na foto, Sibiri segura o seu Proclaimer.

Agora que estou ouvindo a palavra de Deus em minha própria língua.

Ela é uma jovem mulher Koma, um povo proveniente de Gana e que fala a língua Konni. Ela se casou em um grupo étnico diferente (os Sisala) e se mudou de sua comunidade. No entanto, recentemente voltou à aldeia Koma de Yikpabongo para assistir ao funeral de um parente. Enquanto estava lá, ela ouviu um Proclaimer que um de seus parentes tinha.



"Agora que estou ouvindo a palavra de Deus em minha própria língua, não posso ser enganada por nenhum ensinamento novo ou estranho que seja contrário à palavra de Deus."





A importância de ter a Palavra de Deus gravada em comunidades orais - particularmente em locais remotos - não pode ser subestimada. Ferramentas digitais como os Proclaimers são a perfeitos para alcançar centenas dessas comunidades. Eles usam tecnologia solar moderna e são altamente duráveis, tendo sido construídos para durar em climas e condições adversas.


Os Proclaimers vêm pré-carregados com gravações da Bíblia em áudio (geralmente o Novo Testamento) em mais de 800 idiomas. O Novo Testamento Koma, que foi concluído em 2006, é um desses. O trabalho de tradução em andamento do Antigo Testamento, junto com esforços de alfabetização e envolvimento com as Escrituras, está sendo apoiado pela Wycliffe.





Konlon Kpeebi, que chefia a equipe de tradução da Koma, afirmou: ‘Como os Koma são pessoas orais, com pouco conhecimento de leitura e escrita, os Proclaimers são a maneira mais eficaz de evangelizá-los. Normalmente entregamos a indivíduos responsáveis, que são incentivados a formar grupos de escuta ou tocá-los em seus recintos. E, enquanto continuamos trabalhando na tradução e alfabetização da Bíblia, eles são a melhor maneira de garantir que a Palavra de Deus tenha o impacto que esperamos. Somos gratos à Wycliffe e seus apoiadores por sua assistência e orações, que estão nos ajudando no trabalho de tradução e conforme compramos e distribuímos os Proclaimers. '


Esse impacto se reflete na história de Sibiri - e na de Bavayima também.


Bavayima (ao centro da imagem, junto com outras pessoas de seu complexo)


Na década de 1980, Bavayima foi uma das primeiras pessoas a aceitar a Cristo quando as boas novas de Jesus foram pregadas aos Koma (não em Konni, é claro, pois não havia Escritura em Konni naquela época). No entanto, com o tempo, sua fé diminuiu e ela parou de ir à igreja.


Então, recentemente, enquanto ouvia um Proclaimer com alguns de seu grupo, em seu pátio, ela ouviu Jesus dizendo em sua própria língua que no mundo por vir, ‘Os últimos serão os primeiros e os primeiros últimos. Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. '(Mateus 20:16)


Era como se Jesus estivesse falando diretamente com ela. Como resultado, Bavayima rededicou sua vida a Cristo e está frequentando fielmente a Igreja Bíblica da África em sua aldeia.


Bavayima diz:


‘Isso aumentou minha fé em Cristo. Eu oro todos os dias e minha oração é que eu não volte a apostar, mas viva uma vida cristã consistente. '


Vidas são transformadas por meio de um dispositivo pequeno, mas inteligente, que permite que as pessoas ouçam a palavra de Deus na língua e na forma que melhor lhes fala.


Junte-se aos apoiadores em todo o mundo que estão orando pelo povo Koma:


- Ore por Sibiri, agora que ela voltou para seu lar conjugal. Ore para que sua fé permaneça forte e que ela possa levar outros a Jesus em sua comunidade de Sisala.

- Ore para que Bavayima permaneça forte em sua fé e possa atrair muitos outros a Jesus por meio de suas palavras e vida.

- Ore para que a Palavra de Deus em Konni continue a ser espalhada por toda a comunidade Koma, e muitos terão experiências transformadoras ao ouvir Jesus falar com eles em sua própria língua.

- Ore pela equipe de tradução do Koma, enquanto eles continuam trabalhando na tradução do Antigo Testamento.


* O Projeto Koma é um dos projetos apresentados pela Wycliffe.


Os Proclaimers são produzidos pela Fé Vem Pelo Ouvir, uma das organizações parceiras da Wycliffe.






84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page