top of page
  • sitefvpo

Sibiri - uma jovem mulher

Atualizado: 25 de jun. de 2021

Os proclaimers são reprodutores de áudio digital movidos a energia solar, que estão levando a palavra de Deus às comunidades orais, e vidas estão sendo transformadas conforme as pessoas ouvem as boas novas de Jesus na língua do coração.

Na foto, Sibiri segura o seu Proclaimer.

Agora que estou ouvindo a palavra de Deus em minha própria língua.

Ela é uma jovem mulher Koma, um povo proveniente de Gana e que fala a língua Konni. Ela se casou em um grupo étnico diferente (os Sisala) e se mudou de sua comunidade. No entanto, recentemente voltou à aldeia Koma de Yikpabongo para assistir ao funeral de um parente. Enquanto estava lá, ela ouviu um Proclaimer que um de seus parentes tinha.



"Agora que estou ouvindo a palavra de Deus em minha própria língua, não posso ser enganada por nenhum ensinamento novo ou estranho que seja contrário à palavra de Deus."





A importância de ter a Palavra de Deus gravada em comunidades orais - particularmente em locais remotos - não pode ser subestimada. Ferramentas digitais como os Proclaimers são a perfeitos para alcançar centenas dessas comunidades. Eles usam tecnologia solar moderna e são altamente duráveis, tendo sido construídos para durar em climas e condições adversas.


Os Proclaimers vêm pré-carregados com gravações da Bíblia em áudio (geralmente o Novo Testamento) em mais de 800 idiomas. O Novo Testamento Koma, que foi concluído em 2006, é um desses. O trabalho de tradução em andamento do Antigo Testamento, junto com esforços de alfabetização e envolvimento com as Escrituras, está sendo apoiado pela Wycliffe.





Konlon Kpeebi, que chefia a equipe de tradução da Koma, afirmou: ‘Como os Koma são pessoas orais, com pouco conhecimento de leitura e escrita, os Proclaimers são a maneira mais eficaz de evangelizá-los. Normalmente entregamos a indivíduos responsáveis, que são incentivados a formar grupos de escuta ou tocá-los em seus recintos. E, enquanto continuamos trabalhando na tradução e alfabetização da Bíblia, eles são a melhor maneira de garantir que a Palavra de Deus tenha o impacto que esperamos. Somos gratos à Wycliffe e seus apoiadores por sua assistência e orações, que estão nos ajudando no trabalho de tradução e conforme compramos e distribuímos os Proclaimers. '


Esse impacto se reflete na história de Sibiri - e na de Bavayima também.


Bavayima (ao centro da imagem, junto com outras pessoas de seu complexo)


Na década de 1980, Bavayima foi uma das primeiras pessoas a aceitar a Cristo quando as boas novas de Jesus foram pregadas aos Koma (não em Konni, é claro, pois não havia Escritura em Konni naquela época). No entanto, com o tempo, sua fé diminuiu e ela parou de ir à igreja.


Então, recentemente, enquanto ouvia um Proclaimer com alguns de seu grupo, em seu pátio, ela ouviu Jesus dizendo em sua própria língua que no mundo por vir, ‘Os últimos serão os primeiros e os primeiros últimos. Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. '(Mateus 20:16)


Era como se Jesus estivesse falando diretamente com ela. Como resultado, Bavayima rededicou sua vida a Cristo e está frequentando fielmente a Igreja Bíblica da África em sua aldeia.


Bavayima diz:


‘Isso aumentou minha fé em Cristo. Eu oro todos os dias e minha oração é que eu não volte a apostar, mas viva uma vida cristã consistente. '


Vidas são transformadas por meio de um dispositivo pequeno, mas inteligente, que permite que as pessoas ouçam a palavra de Deus na língua e na forma que melhor lhes fala.


Junte-se aos apoiadores em todo o mundo que estão orando pelo povo Koma:


- Ore por Sibiri, agora que ela voltou para seu lar conjugal. Ore para que sua fé permaneça forte e que ela possa levar outros a Jesus em sua comunidade de Sisala.

- Ore para que Bavayima permaneça forte em sua fé e possa atrair muitos outros a Jesus por meio de suas palavras e vida.

- Ore para que a Palavra de Deus em Konni continue a ser espalhada por toda a comunidade Koma, e muitos terão experiências transformadoras ao ouvir Jesus falar com eles em sua própria língua.

- Ore pela equipe de tradução do Koma, enquanto eles continuam trabalhando na tradução do Antigo Testamento.


* O Projeto Koma é um dos projetos apresentados pela Wycliffe.


Os Proclaimers são produzidos pela Fé Vem Pelo Ouvir, uma das organizações parceiras da Wycliffe.






84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page