top of page
  • sitefvpo

Dando vida à Bíblia em mil línguas

A organização missionária “A Fé Vem Pelo Ouvir” (FVPO) existe para compartilhar a Palavra de Deus em áudio. Todos os meses, adicionamos mais línguas de todo mundo ao nosso inventário de gravações da Bíblia (BibleBrain) destinadas a se tornar acessíveis gratuitamente em uma variedade de plataformas. Um dos formatos mais eficazes é a Bíblia em Vídeo.


O que é a Bíblia em Vídeo?


Cinco anos atrás, a FVPO foi apresentada a Hannah Leader do Projeto LUMO, um ministério responsável por vídeos incrivelmente precisos dos Evangelhos. A visão de Hannah de criar uma representação autêntica de Cristo e Seu ministério combinava lindamente com nossa missão de registrar e fornecer gratuitamente a Palavra de Deus. Os longas-metragens do LUMO (no Brasil estamos chamando de Evangelhos ou Bíblia em Vídeo) são roteirizados palavra por palavra com texto bíblico. Como uma parceria feita no céu, esses vídeos e o áudio da FVPO dão vida à Bíblia.


O sonho de Hannah e a Visão 2033


Hannah ansiava pelo dia em que os vídeos de Mateus, Marcos, Lucas e João do LUMO se estendessem além dos povos majoritários dos países para alcançar outras mais de 1.000 comunidades linguísticas. Mais uma vez, nossas visões se alinharam. A FVPO se esforça para criar uma gravação das Escrituras para cada língua que precisar até o ano de 2033. Agora, cada vez que criamos uma nova gravação, consideramos a oportunidade de fornecer à comunidade linguística uma Bíblia em Vídeo com pelo menos um dos quatro evangelhos.


O povo Senga encontram Jesus em cores vivas


405.000 falantes de Senga na Zâmbia não têm forma escrita de comunicação. Juntamente com parceiros locais treinados, a FVPO empregou o modo de Tradução Oral da Bíblia (TOB) para criar uma tradução/gravação dos livros de Lucas e Atos. O TOB incorpora a internalização: técnicas de como representar o texto, usar movimentos das mãos ou associar partes da passagem a objetos físicos que ajudam os tradutores a entender profundamente a Palavra de Deus e torná-la parte de si mesmos. A comunidade linguística obtém acesso imediato à Palavra de Deus por meio da TOB.


Os Evangelhos constroem uma ponte significativa de Cristo para o povo Senga. As histórias orais da Zâmbia relatam a história de um rei que ordenou a morte de todas as crianças do sexo masculino ainda por nascer. As pessoas fugiram do terrível governo do rei e muitas desembarcaram na área que hoje é a Zâmbia. Quando os Senga descobrem que os pais de Jesus fugiram do mandato do rei Herodes de destruir todas as crianças do sexo masculino de dois anos ou menos, eles encontram um Salvador familiarizado com a luta de seus ancestrais para sobreviver.

A recepção ansiosa dos Senga das Escrituras em sua língua materna inspirou FVPO a usar sua gravação de Lucas na Bíblia em Vídeo. À medida que os Senga se conectam com Jesus e com a riqueza da verdade que a Bíblia em Vídeo oferece, a transformação da vida individual se espalha para a família e os amigos.


Em 2021, o sonho da Hannah Leader foi realizado. Juntamente com a LUMO, a FVPO celebrou a maravilhosa provisão de Deus por meio de nossa colaboração. A Bíblia em Vídeo na língua Senga marca a 1.000ª adaptação linguística.



Olhando para o futuro



A FVPO se alegra sempre que mais línguas são adicionadas à nossa lista de gravações das Escrituras (BibleBrain). Fazemos isso conscientes de que outros ainda precisam de acesso à Bíblia em um formato que possam entender. A Bíblia em Vídeo está disponível em mais de 1.000 línguas e aumentando. Cada Bíblia em Vídeo se torna um veículo para os espectadores se conectarem com Cristo enquanto Ele caminha e ensina Seus discípulos. Alguns assistem em projetores em aldeias remotas. Alguns assistem em casa em grupos de escuta online. Estamos ansiosos para criar novas gravações, abraçar ainda mais a parceria com o Projeto LUMO e dar vida à Bíblia em milhares de outras línguas em todo o mundo.



Assista a Bíblia em Vídeo em mais de 1.000 línguas online no Bible.is ou baixe o aplicativo hoje mesmo. Conheça também as línguas no Brasil que já tem a Bíblia em Vídeo.



Texto original em inglês:

https://www.faithcomesbyhearing.com/blog/bringing-the-bible-to-life-in-one-thousand-languages?fbclid=IwAR3ZO4R4i46RFetXq_jFinlCxrXsfCjaKZmXeWVEoyhCkiFLxHgSt2syCPE

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page